homem-assinando

Bispo Tito Oscar

São Paulo, 24 de novembro de 2011

Ao estimado membro da família Nova Vida

Em meu nome, e em nome dos pastores e dos diáconos da nossa igreja, desejo expressar a nossa gratidão pela sua participação neste ano que termina. Ela foi decisiva para manter o nosso “norte”. As palavras de ânimo e incentivo que recebemos no decorrer deste ano, colaboraram para a restauração do nosso entusiasmo. Com os braços estendidos, cada coração que vibrou com os trabalhos realizados, nos estimulou a trabalhar em novas ações. Com propósitos concretos conseguimos reerguer nossas cabeças e avançar um pouco mais.

Com propriedade o sábio Salomão afirmou: “É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa no trabalho de duas pessoas”(Eclesiastes: 4.9). Graças a você esta solidão não nos atingiu.

Sabiamente, a Bíblia define a Igreja como um corpo. Com esta analogia, ela demonstra a importância da unidade e do envolvimento de cada membro para a saúde desse corpo. O apóstolo Paulo afirma à Igreja de Corinto: “O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” (1 Corintios 12:14,27).

Ao usar o corpo para definir a Igreja, o apóstolo tinha em mente uma imagem de perfeição e saúde. Há cenas que os nossos olhos se recusam a contemplar. Uma delas é a de um corpo mutilado. Quando o corpo perde um membro ele se desfigura. Da mesma forma, quando a Igreja perde um de seus colaboradores, ela se torna um corpo incompleto.

Se há um esforço humano para a conservação da saúde física, também deve haver um esforço espiritual de cada membro para manter a saúde da Igreja. Tanto um quanto o outro exige dedicação, empenho, e às vezes, não estamos em condições de praticá-los. Quando isso acontece o corpo definha, perde a capacidade de lutar, de resistir e até mesmo de existir. Por isso, não podemos deixar que o tempo leve para o ralo os nossos sonhos e projetos.

Rubem Alves escreve num de seus livros: “Pena que a vida é tão curta. Há tantas coisas bonitas para serem vistas!” É verdade. Há tantas coisas lindas no seio da igreja, no convívio com os irmãos, nas suas celebrações! Não deixemos que fiquem encobertas, longe do nosso alcance e do nosso coração!

Mais do que o nosso agradecimento é o desejo de convidá-lo (a) a participar dos nossos sonhos. Precisamos de você neste próximo ano. Que as dificuldades do dia-a-dia, não nos impeçam de voar. Extravasar os nossos sonhos e projetos não é tão difícil. Difícil é nos libertar dos tentáculos que nos prendem ao chão das necessidades imediatas, e que nos fazem mais semelhantes às galinhas do que às águias. Que seu coração palpite comigo e com os demais irmãos para voarmos como as águias.

Que a força divina nos arraste para a grandeza e o infinito do céu. Saiba que há uma asa capaz de nos levar até as alturas das estrelas: esta asa é a asa do amor. Quando se ama verdadeiramente, os laços terrenos são desfeitos. Quando nos deixamos amar, a felicidade se completa como a árvore, que somente se torna frutífera no abraço da terra e no abraço do céu.

Gosto da afirmação do padre Antonio Vieira: “Se os olhos vêem com amor, o corvo é branco; se com ódio, o cisne é negro”. Não deixe de amar. Quem ama traz Deus para mais perto do coração. A nossa oração é para que Deus fortaleça sua vida, permitindo um tempo novo em seu caminhar. E que esse caminhar seja feito lado a lado com todos aqueles que Deus tem convocado para compor esta linda família da Nova Vida.

Assim como é preciso esvaziar o pulmão para poder enchê-lo de ar, assim também é preciso esvaziar o interior de tudo para poder receber mais da presença de Deus. Não tenha receio de se entregar completamente a ele. Antes de ser executado o teólogo Bonhöffer afirmou o seguinte: “Animados por forças maravilhosas,/ não tememos nada,/ aconteça o que acontecer,/ Deus está conosco noite e dia/ e em cada amanhecer”. Que esta confiança governe suas ações e seus pensamentos neste novo ano.

Na esperança de ver a nossa igreja se fortalecer e se estender ainda mais, renovo o convite para que você seja o nosso fiel companheiro (a) nesta nova caminhada. Há muito trabalho a ser realizado para o Reino de Deus e você faz parte dele.

Com o carinho de sua liderança.
Tito Oscar, bispo